sábado, 29 de maio de 2021

Principais lideranças da esquerda comparecem a ato contra Bolsonaro em Gravataí

As principais lideranças da esquerda em Gravataí participaram do ato contra o presidente Jair Bolsonaro na manhã deste sábado (29).

Valter Amaral, candidato a prefeito em 2017, e Alex Borba, presidente do PT em Gravataí.


Além de dirigentes partidários de PCdoB, PSOL, PT, PDT e PSTU, estudantes e trabalhadores reuniram-se na parada 66 da Avenida Dorival de Oliveira.

Aproximadamente 100 cidades do Brasil todo marcaram atos para protestar contra a gestão desastrosa do governo federal diante da pandemia do coronavírus.

Rafael Linck, concorreu pelo PSOL em 2016 e 2017.


Do PDT, o vereador Thiago De Leon e a presidente municipal, Anabel Lorenzi.


Marcaram presença em Gravataí os ex-candidatos à prefeitura Anabel Lorenzi, Valter Amaral, Rafael Linck, Sadao Makino, Tamires Paveglio, Ataíde Oliveira e Jairo Carneiro.

Duas peculiaridades da manifestação

Único partido que não levou bandeiras, o PT foi o mais xingado pelos apoiadores do presidente que passavam pelo ato. Mesmo com as bandeiras de PSOL e PSTU, os gritos eram de "vão pra casa petezada".

Outro ponto, analisado pelo Renato Linck, presidente municipal do PSOL, é o aumento dos descontentes com Bolsonaro na Aldeia. "Se antes a diferença era de 70% a 30%, hoje os que apoiam o presidente caiu pra 50%", analisou o acadêmico de geografia.

Gravataí é uma terra de muita gente politizada e de uma juventude que sempre combativa. Hoje, muitos dos jovens que estavam perfilados aos "cabeças brancas da política", eram os mesmos que com coragem bateram de frente com o governo Marco Alba no episódio da demissão em massa dos estagiários da Prefeitura em meio a pandemia.

A cultura de mobilização política é um processo lento e sazonal na cidade, porém nunca abandonada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário